Técnica do “Loiro seguro” acaba com danos aos fios de quem opta pelos fios claros

Cuidados antes e após a coloração são essenciais para manter a saúde dos cabelos

 

Tingir os fios de loiro sem os cuidados necessários pode acarretar diversos prejuízos a longo prazo, a exemplo de perda da massa capilar, afinamento dos fios e frizz. Para evitar os danos, é necessário recorrer a técnica do “Loiro seguro”, processo cujos fios são hidratos ao mesmo tempo que são coloridos. As seis etapas que compõem o método são realizadas no salão de beleza pelo hairstylist.

O primeiro passo é fazer avaliação criteriosa para verificar se os cabelos irão suportar o procedimento. Um dos aspectos analisados é o pH, que deve variar entre 6 e 7, dado que o número indica a saúde dos fios. “Para mantê-lo, a pessoa deve sempre usar produtos adequados ao seu tipo de cabelo e não esquecer da hidratação”, orienta Armando Bessa, hairstylist e especialista em visagismo 3D.

“Ao término da avaliação, usamos um xampu específico para sequestrar resíduos de cloro, progressivas anteriores, água do mar ou piscina e de outros processos químicos”, explica o profissional. A terceira etapa envolve a aplicação de equalizador para estruturar e reforçar os fios. Depois, é utilizado produto que cria espécie de bloqueio para proteção contra possíveis efeitos indesejados do pó descolorante, como fios quebradiços, porosidade e perda de brilho. Logo após, é possível fazer as mechas.

Mesmo após a coloração, o processo do “Loiro seguro” continua. “A pessoa precisa retornar ao salão após 48 horas para finalizar o tratamento”, assinala Bessa. Para manter a saúde dos cabelos em casa, Bessa afirma que é necessário seguir as orientações do hairstylist responsável pela coloração. “Os produtos podem ser de uso diário, como xampus e condicionadores específicos, ou, no caso da hidratação, semanal”, exemplifica.

Quem vai curtir praia ou piscina, é preciso ter cuidados adicionais. Antes de mergulhar, o hairstylist orienta que é necessário aplicar protetor solar para criar barreira protetora nos fios. Ao sair, a recomendação é lavar os cabelos com xampu sequestrante residual e condicionador próprio para mar e piscina, assim, danos causados pelo sal e cloro são evitados.

Sobre Armando Bessa Beauty Lounge

O Hairstylist Armando Bessa iniciou sua vida profissional, aos 13 anos, ao lado de seu pai, em uma barbearia no interior de Minas Gerais. Aos 18 anos se mudou para São Paulo e sempre se destacou nos locais por onde trabalhou. Em 1991 inaugurou o próprio salão e atualmente comanda uma equipe de mais 30 profissionais no Armando Bessa Beauty Lounge. O estabelecimento foi o primeiro especializado em visagismo em São Paulo e disponibiliza serviços como cortes femininos, masculinos e infantis, coloração, barbearia, maquiagem, manicure, podologia, estética, massagem, dia da noiva e DaySpa.

Bessa tem formação em instituições como Jacques Dessanges em Paris, Joico em Nova York, Toni & Guy HairDressing Academy, entre outros. Apaixonado pela sua profissão, Armando, possui uma especialização em psicodinâmica do trabalho, participa constantemente de workshops sobre tendência no mundo inteiro e recentemente se especializou em visagismo 3D, sendo um dos primeiros brasileiros a serem certificados por pelo pai da técnica, Claude Julliard.

 

Imagens relacionadas

Antes da descoloração

 

Depois da descoloração com a técnica do ‘Loiro seguro’