COMO AUMENTAR O ENGAJAMENTO NO INSTAGRAM (SEM COMPRAR LIKES OU SEGUIDORES)

Texto: Janaina Hassim / Negócio Estética

 

Janaina Hassim, CEO da ConsultMKT e da Rede Beauty Brasil, especialista em comunicação, marketing e vendas, compartilha conosco 6 passos que ajudam a impulsionar o instagram sem colocar a mão no bolso. “Ter presença digital e fazer com que o empreendedor tenha maior fluxo de clientes e visibilidade é algo que o Instagram ajuda cada dia mais. As redes sociais são grandes aliadas de quem quer melhorar o negócio e ganhar novos clientes, mas não pode ser usada de qualquer forma, é preciso ter qualidade na produção do conteúdo”, explica a expert.

 

 PASSO 1: Atenção ao nome do perfil, pois é por ele que os usuários e novos seguidores acharão a sua conta. Além disso, use também palavras-chaves, isso facilita a pesquisa e não altera seu login.

Exemplo: “Janaina Hassim” com a estratégia ficou “Janaina – MKT Digital e Inovação” ou “Rose Moura Esteticista”.

 

 PASSO 2: Usar as hashtags de forma correta é muitas vezes um problema para alguns usuários, que usam de forma aleatória e apenas sobre o negócio, atraindo concorrentes ao invés de novos clientes. Por isso, é necessário fazer uma pesquisa prévia, se colocando no lugar do cliente quando ele busca por um determinado serviço no salão. É a dica mais certeira que você pode usar para criar suas hashtags.

Exemplo: #centroestetico, #limpezadepele, #tratamentoestetico, #massagemantirugas.

 

 PASSO 3: Sua preocupação deve ser a criação de posts para pessoas que te seguem, não as que não seguem. Quem possui perfil comercial no Instagram muitas vezes deixa de analisar os relatórios completos sobre seus seguidores que a rede social entrega. É importante ver quais são os melhores horários e dias da semana para fazer as postagens, e também analisar o gênero (feminino ou masculino) que mais está seguindo o perfil. Contra fatos, não há argumentos: use os dados do Instagram a seu favor!

 

 PASSO 4: É importante analisar também os dados de cada post no feed. Por meio desses números, você consegue descobrir suas métricas de tráfego, como quantas pessoas visitaram seu perfil, quantas pessoas te seguiram por conta do post, qual foi o seu alcance (inclusive a partir das estratégias ensinadas na dica 2), o número de compartilhamentos e muito mais. Além disso, é possível analisar os assuntos mais relevantes perante seu público e saber em qual formato apostar mais.

 

 PASSO 5: Invista em lives compartilhadas com conteúdo de valor para atrair novos seguidores através do convidado e gerar retenção de tempo em seu perfil, algo extremamente valioso perante o algoritmo do Instagram. Exemplo: marque uma live com um profissional de outro nicho, porém dentro do seu segmento para atrair novos clientes. Crie posts para serem compartilhados e para que os seguidores marquem seus amigos. Por meio de conteúdo autorais em outras redes sociais, como Facebook, Pinterest, Youtube, blog, você também obterá mais audiência e, consequentemente, relevância e autoridade.

 

 PASSO 6: Um dos segredos das influenciadoras digitais para ter a mesma visibilidade que uma celebridade foi a estratégia de se relacionar e ter aproximação com seus seguidores, respondendo e curtindo os comentários e convertendo seus seguidores em legiões de fãs. Esse relacionamento da influenciadora digital com o seguidor trouxe um sentimento de reciprocidade e intimidade. O que mais acontece nas redes sociais é que as pessoas tentam interagir com perfis e não obtém respostas. Além disso, é interessante se relacionar com perfis semelhantes ao seu para atrair o público que se interessa pelo seu conteúdo. Antes de vender, é necessário criar uma conexão com seus seguidores. Vender é algo que todo mundo já faz, tratando seu Instagram como um simples catálogo.

 

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