Conheça melhor o seu salão por meio do Canvas

A ferramenta essencial para o empreendedor

            O Business Model Generation, também conhecido como Canvas, é uma ferramenta que tem feito muito sucesso entre os empreendedores que buscam conhecer melhor sua empresa e assim, gerenciar suas estratégias da melhor maneira possível.

            Desenvolvido por  Alexander Osterwalder, o Canvas é semelhante a um plano de negócios, porém, possibilita melhor visualização de pontos importantes da empresa e maior controle das atividades, além de ser muito mais simples de manusear. Vale dizer que o preenchimento e estudo do Canvas, possibilita a elaboração de um plano de negócios bem mais estruturado.

            A ferramenta é separada em quatro pilares: oferta, cliente, infraestrutura e viabilidade financeira, que são divididos em 9 blocos, representando os principais itens, ou pontos chaves que constituem uma empresa (naquele momento):

Uma dica importante é preencher o modelo na seguinte ordem:

  • Proposta de valor: Qual ou quais “problemas” você vai solucionar aos seus clientes?
  • Segmentos de clientes: quem serão seus clientes? Qual o perfil deles?
  • Canais de distribuição: como sua empresa se comunica com seus clientes? por quais canais de comunicação isso acontece?
  • Relacionamento com clientes: como captar novos clientes e fidelizar os clientes já conquistados?
  • Fontes de receitas: quanto e como os clientes pagarão pelos serviços prestados?
  • Recursos principais: quais recursos (máquinas, mobiliários, profissionais, investidores) são necessários para realizar a proposta de valor?
  • Atividades principais: quais são as atividades de seus negócio?
  • Parcerias principais: quem são seus fornecedores e parceiros?
  • Estrutura de custos: quais os custos envolvidos para alcançar a proposta de valor?

            Sugerimos que os blocos sejam preenchidos em notas adesivas, para que possam ser revisitados e adaptados, conforme a necessidade. A ideia é que o quadro seja algo dinâmico e acompanhe as mudanças de sua empresa. Ele pode ser instalado em local visível e de fácil acesso, de forma que qualquer colaborador, independente de hierarquia, possa contribuir com sua constante atualização.

            O Business Model Generation pode ser realizado tanto para quem já tem uma empresa, como para quem está empreendendo. O mais importante é você conseguir visualizar esse projeto como um todo, identificando seus pontos fortes e fracos, e assim, se torne capaz de desenvolver boas estratégias para maximizar suas qualidades e encontrar boas oportunidades de negócios.

Confira mais:

 

Tecnologia da Informação

A importância do branding para salões de beleza

Plano de negócios para salão: o que é, qual a sua importância e como montar um