Como fidelizar clientes no salão

Saiba quais são as melhores estratégias no dia a dia

 

Para que empresas ou negócios possam sobreviver no mercado e também se destacar é preciso ter o cliente como prioridade. Em levantamento realizado pelo Sebrae sobre as principais dificuldades encontradas pelos empreendedores no primeiro ano de atividade, a falta de clientes é a principal causa para problemas futuros, por isso ao conseguir um novo consumidor é tão importante fidelizá-lo.

Segundo Gleyce Persil, Master Coach, especialista em Alta Performance em Vendas de Serviços e Produtos de Beleza, as promoções nos salões de beleza, barbearias e clínicas de estética, por exemplo, não só atraem clientes como também fidelizam. E a fidelização, em muitos casos, é muito mais importante que a atração. “Muitas vezes as promoções são desenvolvidas para atrair pessoas e não para fidelizá-las. Claro que é importante ser descoberto por um público novo, promovendo o negócio por meio de vantagens especiais para a aquisição dos serviços, mas a partir do momento que esse novo cliente está nas mãos do profissional ou da empresa, é preciso estabelecer um relacionamento genuíno, oferecendo motivos para que novos serviços sejam constantemente adquiridos”, comenta a profissional.

Para quem acabou de abrir um negócio a palavra de ordem é ‘experiência’. Quanto mais surpresas e benefícios, maior a fidelização. Surpreender pessoas por meio de promoções proporciona a fidelização exatamente por ser uma experiência. É melhor ganhar a longo prazo com a frequência do público, do que com a primeira visita. E mesmo que a frequência já ocorra, não há a segurança de que será constante. O mercado está bombardeado de oportunidades e benefícios para o público.

Promoções nas redes sociais

As mídias sociais, como Facebook e Instagram, devem ser usadas para gerar conteúdo de valor para as pessoas, ampliando o engajamento por meio de uma comunicação qualificada que inspire, com informações, soluções e benefícios. No processo da venda, primeiro é necessário atrair pessoas desconhecidas.

“Eu aconselho atrair, manter e despertar o interesse por meio de fotos e vídeos de extrema beleza e qualidade. Evitar textos escritos nas fotos é importante, como os banners publicitários que não são tão relevantes para as pessoas que acessam essas mídias. E, principalmente, evitar expor preços ou mesmo informar sobre eles via direct, Messenger ou comentários”, explica Gleyce Persil.

A profissional ainda complementa: “No Facebook e Instagram, pode ser uma boa estratégia utilizar os Stories para divulgar os tais banners publicitários informando sobre promoções, não no feed. Mas,nesse caso, dê preferência ainda pelos percentuais de desconto ou bônus ao invés de exposição de preços. Exemplo: Semana da mulher com Manicure 20% off. Informações desse tipo podem ser apresentadas nas legendas de fotos ou vídeos também, mas sempre prezando pelo conteúdo de qualidade, atraindo muito mais pessoas que poderão ser convertidas em clientes”.